QUESTÃO 1
--------------------------------
Identifique e sublinhe
a oração que possui valor de advérbio, e depois diga qual é o
sentido que ela concede ao texto.
a. “Eu canto porque o instante existe, e a minha
felicidade está completa” (Cecília Meireles).
oraçao subo adverbial causal
b. “Se você disser que eu desafino, amor, saiba
que isso em provoca imensa dor” (Tom Jobim).
or subordinada adverbial comdicional
c. Tudo aconteceu como estava previsto na Bíblia.
or subordinada adverial comformativas
d. A fim de que não te iludas, toma mais cuidado
com os teus sentimentos.
or subordinada adverbial final
e. “Queremos liberdade, ainda que venha tarde”
(Cecília Meireles).
or subordinada adverbial comsessivas
f. A mulher traída investiu sobre o marido feito
um rojão.
or subordinada adverbial comparativa
g. “Ela esmorece
Tão lentamente no céu de prece
Que assim parece toda repouso..” (Manuel
Bandeira).
or subordinadas adverbial consecutivas
h. “Não permita, Deus, que eu morra/ Sem que eu
volte para lá…” (Gonçalves Dias).
or subordinada adverbial condicional
i. Segundo se dizia no passado, mulher que fala
muito perde logo o seu amor”. or subordinadas adverbial comformativas
j. Quanto mais eu penso nela, tanto mais a odeio.
or subordinada adverbial consecutiva
l. Desde que chegou, o moço só pediu um copo
d’água.
or subordinada adverbial tempo
m. Embora eu saiba que estás iludida, tenho o
dever de de contar-te a verdade.
or subordinada adverbial consessiva
QUESTÃO 2
--------------------------------
Escreva no
espaço o tipo de relação existente entre a oração adverbial
destacada e a
oração
principal:
a) “Mas
o chá saiu tão bom, que os parentes vivem me
pedindo um pouco.” (Carlos Drummond de
Andrade)
or subordinada adverbial consecutivas
b) “(...)
resolveu não dormir, porque valia a pena
esperar de pé.” (Aluísio Azeredo)
or subordinada adverbial causal
c) “O
povo não gosta de assassinos, embora inveje
os valentes.” (Carlos Drummond
de
Andrade)
_________________________________________________________________
d) “Um
amigo pinto trouxe um cavalete e tintas para
que os pintores amigos possam pintar.”
(Rubem Braga) ____________________________________________________
e) Se
queres a paz, prepara a guerra.
__________________________________________
f) Quando
chegou Domingo, chegou também a preguiça
(...).”(Carlos Drummond de Andrade)
_________________________________________________________________
g) “Como
ele próprio diz com certa melancolia, levou
uma vida medíocre.” (Folha de S.Paulo)
___________________________________________________________________
QUESTÃO 3
--------------------------------
CLASSIFIQUE
AS ORAÇÕES DESTACADAS:
a. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.
a. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.
b. À
proporção que a escavação descia, a
unidade ia-se acabando aos poucos.
c. Como não
sabia falar direito, ia balbuciando
expressões complicadas.
d. Como estava
triste, isolou-se do grupo.
e. Tudo saiu conforme
havíamos previsto.
f. O lavrador volta para casa quando
o sol se põe.
g. Mentiram para mim, como
pude constatar.
h. Semeie
hoje para que colha bons frutos no amanhã.
QUESTÃO 4
--------------------------------
“Hoje, a dependência operacional
está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu
auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)”
A oração grifada no período acima tem valor:
a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.
a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.
QUESTÃO 5
--------------------------------
No período
- “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de
proporção.
Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:
Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:
a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende.
Nenhum comentário:
Postar um comentário